Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Primeira dentição do bebê sintomas


Normalmente as mães ficam cheias de dúvidas quando os dentinhos dos bebês começam a nascer. Quando nascem os primeiros dentinhos não provocam sangramentos nem dor, porém os bebês ficam muito irritados.
É por volta do sexto mês que os primeiros dentinhos começam a nascer. Os incisivos inferiores são os primeiros que começam a nascer. As mães que acham anormal os dentes nascerem antes do tempo ou os dentes nascerem atrasados podem ficar tranqüila, pois um atraso pode ser considerado normal. É muito raro os dentes nascerem antes dos seis meses, mas acontece, e não necessita de preocupação. Por volta dos seis meses os dentes começam a sair e a dentição só fica completa quando a criança completar três anos.

É preciso uma higiene bucal antes dos primeiros dentinhos nascerem. Desde o nascimento a mãe deve ter certos cuidados com a higiene bucal do bebê. Nos bebês recém nascidos a higiene bucal deve ser feita com gases ou toalhinhas molhadas com água filtrada ou fervida para que os resíduos de leite sejam removidos das gengivas. Quando os dentinhos nascerem a gaze deve ser trocada por uma escova de silicone com a cabeça bem macia e pequena que se adéqüe com a idade do bebê.
Os bebês podem apresentar alguns sintomas durante a erupção dos primeiros dentinhos. A salivação ocorre por causa da maturação das glândulas salivares. O bebê sente dificuldade para engolir a saliva, por isso que ocorre tanta baba. Os distúrbios gastrointestinais desencadeiam diarréias que são causadas por causa dos objetos que o bebê leva até a boca para coçar a gengiva.
O bebê começa a levar a mão até boca com mais freqüência para sugar os dedos e coçar as gengivas, pois a coceira provoca irritação. Com a coceira na gengiva os bebês ficam irritados, sem apetite e ainda perdem o sono.

Oferecer mordedores de silicone macio também ajuda, mas existem mordedores específicos que devem ser armazenados no congelador para aliviar o desconforto do bebê. As mães podem molhar a ponta das fraldas com água filtra gelada e colocar na geladeira para ajudar no desconforto do bebê. Se o bebê ficar extremamente irritado é indicado levar ao pediatra para ele orientar algum tipo de medicamento como pomadas ou géis que ajudam a aliviar o desconforto.
Não é necessário medicar o bebê apenas se ele apresentar irritação extrema e febre alta. Em caso de febre elevada o médico vai orientar alguns medicamentos que ajudam nesse processo e ainda o paracetamol que ajuda a baixar a febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário