segunda-feira, 30 de abril de 2012
Primeira dentição do bebê sintomas
Normalmente as mães ficam cheias de dúvidas quando os dentinhos dos bebês começam a nascer. Quando nascem os primeiros dentinhos não provocam sangramentos nem dor, porém os bebês ficam muito irritados.
É por volta do sexto mês que os primeiros dentinhos começam a nascer. Os incisivos inferiores são os primeiros que começam a nascer. As mães que acham anormal os dentes nascerem antes do tempo ou os dentes nascerem atrasados podem ficar tranqüila, pois um atraso pode ser considerado normal. É muito raro os dentes nascerem antes dos seis meses, mas acontece, e não necessita de preocupação. Por volta dos seis meses os dentes começam a sair e a dentição só fica completa quando a criança completar três anos.
É preciso uma higiene bucal antes dos primeiros dentinhos nascerem. Desde o nascimento a mãe deve ter certos cuidados com a higiene bucal do bebê. Nos bebês recém nascidos a higiene bucal deve ser feita com gases ou toalhinhas molhadas com água filtrada ou fervida para que os resíduos de leite sejam removidos das gengivas. Quando os dentinhos nascerem a gaze deve ser trocada por uma escova de silicone com a cabeça bem macia e pequena que se adéqüe com a idade do bebê.
Os bebês podem apresentar alguns sintomas durante a erupção dos primeiros dentinhos. A salivação ocorre por causa da maturação das glândulas salivares. O bebê sente dificuldade para engolir a saliva, por isso que ocorre tanta baba. Os distúrbios gastrointestinais desencadeiam diarréias que são causadas por causa dos objetos que o bebê leva até a boca para coçar a gengiva.
O bebê começa a levar a mão até boca com mais freqüência para sugar os dedos e coçar as gengivas, pois a coceira provoca irritação. Com a coceira na gengiva os bebês ficam irritados, sem apetite e ainda perdem o sono.
Oferecer mordedores de silicone macio também ajuda, mas existem mordedores específicos que devem ser armazenados no congelador para aliviar o desconforto do bebê. As mães podem molhar a ponta das fraldas com água filtra gelada e colocar na geladeira para ajudar no desconforto do bebê. Se o bebê ficar extremamente irritado é indicado levar ao pediatra para ele orientar algum tipo de medicamento como pomadas ou géis que ajudam a aliviar o desconforto.
Não é necessário medicar o bebê apenas se ele apresentar irritação extrema e febre alta. Em caso de febre elevada o médico vai orientar alguns medicamentos que ajudam nesse processo e ainda o paracetamol que ajuda a baixar a febre.
sábado, 28 de abril de 2012
Saiba como aliviar os sintomas da artrite
Muitas pessoas sofrem com a Artrite que é uma inflação nas articulações do joelho, tornozelo, cotovelo, punho, dedos e coluna vertebral. A inflamação ocorre em diferentes formas e tem uma variedade de causas. Ela pode vir a ser aguda ou crônica. Diversos tipos de infecções como, por exemplo, reumatismo, degeneração dos tecidos das juntas exposições ao ar frio, distúrbios nervosos, alimentação errada (excesso de proteína), vida sedentária, uso abusivo do café e do chá preto, alcoolismo. Quando a artrite é aguda, muitas vezes devida à contusão, existe inflação da junta afetada, que se apresenta vermelha e intumescida com fortes dores, febre, língua branca, dificuldade e perda dos movimentos da articulação e a menor tentativa de movimentar a parte atingida. Existe também a artrite reumática onde a urina é escassa e acida, ela pode acarretar a endocardite reumática. A artrite crônica a principio pode haver sensação de fraqueza, muitas dores e inflação e perda das funções por atrofia dos músculos em torno das articulações. Descubra a causa do mal para poder eliminar. Suprir qualquer alimento produtor de acido úrico como carne e pescados, ovos, legumes secos. Evite álcool, cigarro, café, chá preto e chocolate. Adote um regime alimentar neutralizando o acido úrico com frutas frescas em geral, laranja, limão, pêra, uva, figo, banana, maça. Hortaliças como a couve, espinafre, brócolis, couve-flor, escarola, aipo, tomate, berinjela, batatinha. Leite desnatado e iogurte. Nos casos crônicos as frutas são muito eficazes. Faça exercício físico e tome bastante sol. Faça fomentações com bolsas de água quente. Aplique um cataplasma de óleo de linhaça sobre as partes afetadas. Tome banhos de vapor com chá quente de sabugueiro ou suco de limão.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Saiba como eliminar as varizes
As varizes afetam mulheres na faixa dos 25 e 50 anos. As que procuram um medico mais cedo tem mais chances de desenvolver um tratamento eficaz. Nunca esqueça que as pernas são atributos essenciais a beleza feminina. Os primeiros sintomas da doença são sensações de peso nas pernas, cansaço e tensão muscular. Os sintomas podem agravar caso a paciente permaneça em pé durante muitas horas. No final do dia é muito natural que sinta formigamento e dores mais intensas, inchaço nos pés e tornozelos. Habitualmente muitas procuram chegar em casa e erguer as pernas para cima descansando por algum tempo. As varizes são antiestéticas e se não forem tratadas a tempo podem provocar complicações graves para a saúde da mulher devido a vários fatores de riscos. Não existe cura, mas é possível aliviar os sintomas e recuperar a qualidade de vida. A exposição prolongada ao sol é um grande risco a saúde que conduz ao aparecimento das varizes. Quando se aplica com regularidade protetor solar de índice elevado, a praia pode ser sua melhor aliada para as pernas. No verão as pernas devem receber sol com moderação. De preferência para colocar elas na sombra espalhando bastante protetor solar. Não deite na toalha, e quando for fazer passeios à beira mar, deixe as ondas bater nas pernas, porque elas estimulam a circulação sanguínea. Para amenizar o mal estar faça natação e faça hidroginástica, ande descalça em casa, tome cuidado com o salto alto, não fique sentada por mais de duas horas seguidas, borrife as pernas com água fria. Siga alguns exercícios para recuperar a leveza das pernas. Para a prática dos exercícios você vai precisar de uma pequena bola, não muito murcha que vai servir para os exercícios a seguir:
- Sente no chão com as pernas esticadas e a bola debaixo de uma perna, no nível do joelho. Rode a bola devagar da esquerda para a direita e debaixo para cima para fazer uma massagem naquele local. Na seqüência, rode a bola na direção da batata da perna e depois do tornozelo, antes de fazer subir até a coxa fazendo assim uma massagem suave em toda a perna. Repita o exercício na outra perna.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Saiba como evitar a gastrite
A gastrite é uma inflamação das mucosas do estomago. As causas são muitas: o uso do álcool, cigarro, café, que prejudicam os delicados tecidos de revestimento interno do aparelho digestivo, alimentos muito quentes, como o chimarrão, ou muito frios, medicamentos como antibióticos e aspirinas; alimentos ricos em proteína animal; ansiedades e problemas no sistema nervoso. Conheça algumas dicas importantes para evitar a azia, um dos piores incômodos que a gastrite pode provocar:
- Em períodos de estresse, ansiedade, pressão, agitação e medo, coma somente frutas ou tome sucos. Não use proteínas ou gorduras.
- Tome regularmente de 6 a 8 copos de água pura, por dia.
- Ao sentir os sintomas do mal, tome chá durante o dia no lugar de água e coma banana-maçã e mamão de 3 em 3 horas.
- Se tiver vontade de comer algo salgado, experimente ensopado de batata com hortaliças e óleo de oliva.
- Coma em horários regulares, três vezes ao dia, sendo a última refeição a mais leve, constituída apenas de frutas e pão torrado, 4 a 5 horas antes de se deitar.
- Não beba líquidos nas refeições.
- Mastigue bem os alimentos, como vagarosamente, em ambiente tranqüilo.
- Após a alimentação, caminhe respirando plenamente, de modo lento, para distrair a mente, sem forçar o físico.
- Abandone o uso do álcool, café, chás, fumo.
- Evite o uso do açúcar, carne, manteiga, frituras e condimentos.
- Beba dois copos de água morna, uma hora antes das refeições.
sábado, 21 de abril de 2012
Como evitar gases
Os gases são flatulências intestinais que causam de modo geral um grande desconforto, além de eventualmente trazer constrangimento social quando dá aquela “escapolida”. Esses gases são formandos quando engolimos ar durante a fala, enquanto comemos ou por gases formados no próprio aparelho digestório. Esses gases são expelidos de duas formas, ou em forma de arroto (via oral) ou em forma de gases (via anal). O que normalmente causa os gases é: consumir em excesso leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, etc. Consumir em excesso vegetais como repolho, brócolis, couve-flor, couve, cebola, aspargo, rabanete, batata-doce, pimentão, pepino, aipo, berinjela, etc. O consumo de carnes muito temperadas e defumadas também pode causar muitos gases, além ovos cozidos, peixes, frutos do mar, queijos muito maduros, açúcar branco ou mascavo, doces e bebidas gasosas. Adoçantes artificiais com sorbitol, comer rapidamente e mastigar pouco os alimentos atrapalha a digestão;
Falar demais enquanto come faz com que você engula muito ar, e acaba causando bastante gases.
Veja como fazer para diminuir a produção de gases:
- Procure comer devagar e não falar durante as refeições, isso é muito importante;
- Coma mais alimentos ricos em fibras e beba bastante liquido isso faz com que seu intestino funcione melhor, evitando os gases;
- Não comer demais os alimentos citados acima. Todos os que foram citados contribuem muito para a formação de gases. Quando não contribuem, são os causadores;
- Note que naquela grande quantidade de alimentos, nenhum deles são frutas. Coma frutas, iogurtes, chás concentrados de salsinha e salsão quando você estiver com muita incidência, alem disso reduzem os odores;
- Caminhar após as refeições estimula os movimentos intestinais, o que melhora o seu funcionamento, evitando gases;
- Diminua bastante os carboidratos, quando consumidos em grande quantidade, eles são pouco absorvidos pelo organismo e acabam se tornando uma caloria vazia;
- Fique atenta a combinação de alimentos. Algumas pessoas exageram na “variedade” e depois não querem que o intestino crie gases, algumas das misturas mais usadas pelas pessoas causam demasiada fermentação, formando uma enorme quantidade de gases;
- Caso tenha prisão de ventre, trate-a. Procure um especialista e veja porque isso está acontecendo;
- Eduque-se novamente quanto à alimentação;
- Muitas pessoas têm certa intolerância a alguns alimentos. Não há quem não saiba que determinado alimento lhe causa muito gás, para que você não tenha problemas posteriores de gases, simplesmente não ingira o alimento.
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Flatulências como evitar
Muitas pessoas não sabem o que são flatulências. As flatulências sãos gases intestinais que causam muito desconforto, além de constrangimento.
As flatulências (gases) são formadas através do ar que engolido enquanto comemos e falamos. As flatulências também são formadas no aparelho digestório.
Flatulências são expelidas via oral, (quando arrotamos) ou via anal (quando soltamos gases intestinais).
Mas e o que causam essas flatulências?
- O consumo em excesso de leguminosas como lentilha, ervilha, grão de bico, aipo, soja, feijão causam a formação de gases.
- Consumir vegetais como brócolis, cebola, couve-flor, aspargo, rabanete, batata doce, pepino, berinjela, pimentão, couve, repolho em excesso contribuem para a formação das flatulências.
- Ovos cozidos, frutos do mar, queijos muito maduros (parmesão, gorgonzola), carnes defumadas ou muito temperadas,
Açúcar mascavo, açúcar branco, alguns doces e as bebidas gasosas como espumantes, cervejas e refrigerantes.
- Os adoçantes artificiais que contenham sorbitol também causam a formação de flatulências.
- Quando comemos muito rápido e não mastigamos direito os alimentos, atrapalhamos a digestão dos alimentos, formando assim as flatulências.
- Conversar demais durantes as refeições faz com que sejam engolidos um grande volume de ar, facilitando assim a formação de flatulências.
Mas e o que fazer para diminuir as flatulências?
- Comece a comer de vagar e falar muito pouco durante as refeições.
- De preferência para alimentos ricos em fibras e procure beber bastante líquido durante o dia.
- Procure não consumir os alimentos que causam a formação de gases em excesso.
- Procure comer aqueles alimentos mais saudáveis como iogurte, maçã, chás concentrados, salsão, frutas perfumadas (como pêssego, pêra bem maduras e sem casca). Esses alimentos são capaz de reduzir o odor das fezes.
- Caminhar depois do termino das refeições ajuda a estimular os movimentos do intestino e assim melhorando o funcionamento do intestino evitando a formação de flatulências.
Confira algumas dicas para evitar a formação das flatulências:
- Consuma alimentos que sejam ricos em fibras.
- Reduza o consumo de carboidratos.
- Pratique exercícios físicos.
- Comece uma reeducação alimentar.
- Tome muita água.
- Deixe o feijão de molho por doze horas e depois escorra água três vezes.
- Diminua o consumo de lentilha e feijão.
- Preste atenção na combinação de alimentos. Algumas pessoas são sensíveis a algumas misturas especificas e acabam gerando muita fermentação como cebola, rabanete, batata-doce, berinjela, aipo, germe de trigo, repolho, couve de Bruxelas, brócolis.
- Faça o tratamento da prisão de ventre.
terça-feira, 17 de abril de 2012
Pele, unhas e cabelos
Unhas e cabelos não crescem sem parar. Enquanto são cortados, crescem sempre. Quando não, chega uma hora em que param de crescer.
Essa hora depende das características genéticas de cada pessoa, ou seja, pelo que foi determinado pelas famílias da mãe do pai. Quando nascemos, já temos nossas características físicas determinadas: se o cabelo vai ser liso ou crespo, se as unhas serão fortes, se vão crescer rápido ou devagar. Cabelos e unhas são formados pelos mesmos componentes da pele: as células epiteliais. A pele é formada por três camadas principais: epiderme, derme e a hipoderme. A pele as unhas e os cabelos funcionam como barreiras e evitam a agressão que a chuva o vento irradiações solares, traumatismos e microorganismos podem nos causar. É como se fossem um plástico que envolvesse um produto para sua proteção. Tanto os cabelos tantos as unhas crescem comandados por células matrizes localizados no couro cabeludo no caso dos cabelos e na base das unhas. Essas células têm uma memória que dita crescimento e forma, mas que seguem aqueles padrões genético herdados. Os hormônios são substancias produzidas pelo nosso organismo, também pode ser alterado o crescimento dos cabelos e das unhas. Não se conhece toda a influencia exercida pelos hormônios. Os hormônios masculinos fazem crescer pelos no corpo, mas fazem o cabelo da cabeça cair. Os femininos são ao contrario que produzem poucos pelos no corpo e muitos na cabeça.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Cuidados com o cabelo na gravidez
A chegada de um filho muda a vida de qualquer pessoa, no caso, a gravidez é o período de preparação para a chegada do seu pequeno. A gravidez como é um processo longo, tanto para o desenvolvimento do feto quanto para mudanças no corpo da mulher. A gravidez muda toda a estrutura da mulher, articulações, inclusive pele, e para muitas mulheres, o desgosto de mudar suas madeixas. Os hormônios femininos juntamente com a gravidez, mesmo ela sendo de dois dias, faz com que coisas estranhas possam acontecer no corpo da futura mamãe. O corpo da mamãe recebe diversos influxos de hormônio no momento em que o espermatozóide fertiliza o óvulo, para que desta forma mesmo consiga sobreviver até a chegada no útero. Uma vez no útero, ele se adere às paredes macias do útero. Se por acaso os hormônios necessários não se fazerem presentes neste momento, a pele do útero pode ser expulsa juntamente com o óvulo que no caso já está fertilizado. Como dito anteriormente, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, muitas delas são positivas, com a sensação boa de ser mãe, outras são mais desagradáveis. Muitas enfrentam aumento significativo de pelos e crescimento de unhas, assim como outras experimentam cabelos mais encorpados e brilhantes. Outras experimentando o outro lado da moeda, acabam sentindo a diferença bem cedo, cabelos secos, quebradiços e constante queda de cabelos são queixas freqüentes das futuras mamães. A boa noticia é que você não precisara esperar até que seu baby nasça para que suas queridas madeixas voltem ao normal. Evidentemente para isso há alguns cuidados contra esses pequenos problemas de percurso. Para cabelos secos um bom condicionador ajuda, juntamente com um condicionador mais profundo com mais freqüência. Infelizmente para prevenir a quebra não há nada de muito especial para se fazer, já que este é um processo natural, mas você pode usar produtos para modelar seus cabelos. Os cabelos quebram cerca de 1 centímetro a partir da raiz, porém, não são tão evidentes nas partes que estão quebradas. A principal queixa das mulheres é com a queda incontrolável de cabelo. Na realidade, isso não acontece exatamente quando você está grávida, e sim depois da gravidez. Com o nascimento do seu bebê, cabelos grossos, tendem a ficar ainda mais grossos, além de crescer mais rápido. Após o nascimento do seu filho, quando ele começar a perder cabelo, você perceberá que não é a única a perder cabelos. Quando na gravidez há aquele excesso de nascimento de cabelo, juntamente com a queda de outros, após a gravidez, eles vão te abandonando aos poucos.
sábado, 14 de abril de 2012
Queda de cabelo o que fazer
Quantas vezes ficamos apavorados ao ver nossos cabelos caindo sem parar, os cabelos quebradiços atingem muitas mulheres e também homens, os fios vão ficando ressecados e sem vida. Porém não se deve confundir quebra de cabelo com a queda pois podem vir de vários fatores: hormonal, genético ou stress. Os cabelos quebrados, vem do ressecamento e do excesso de química, tintura, alisamento, secador e chapinha. Para saber o que acontece é só pegar os cabelos caídos e analisar, se eles estiverem com a ponta esbranquiçada é causa de queda, pois estão inteiros se a maioria não tiver é sinal de quebra. Para acabar com as dúvidas procure um especialista é a melhor maneira de resolver o caso. Quando o cabelo estiver muito quebrado, evite pentear demais pois os fios poderão cair muito mais. Evite utilizar secador e chapinha pois são alguns dos causadores da quebra dos fios, mas se não for possível evitar, proteja os fios com algum termoativo antes do uso desses aparelhos. Os fios quebradiços devem ser tratados com produtos a base de aminoácidos e de proteínas, eles param de quebrar e recuperam sua estrutura. A hidratação dos cabelos quebradiços é importante pois assim os fios são fortalecidos e crescem saudáveis. Você poderá fazer no salão ou em casa a cada 15 dias, fazendo uso de produtos específicos. Em casa você pode utilizar uma receita caseira, que beneficia os cabelos secos e quebradiços. Você vai precisar de meio abacate maduro, uma gema de ovo e duas colheres de sopa de mel.
Amasse o abacate com um garfo, acrescente a gema e o mel. Misture tudo, aplique mecha por vários minutos e massageie. Deixe o produto agir por 15 a 30 minutos e se quiser potencializar o efeito utilize a touca térmica. Cumpra o tempo devido, enxágüe bem o produto tirando qualquer resíduo do cabelo. Existem no mercado diversos tipos de cremes hidratantes que são específicos para restauração dos cabelos. Além dos cremes hidratantes você pode utilizar ampolas de vitamina E, A e Queratina, que trazem grande benefício para o cabelo, fortalecendo os fios e prevenindo a quebra. Os shampoos, condicionadores especiais para este problema previne e ajudam manter os cabelos hidratados. Os salões oferecem tratamentos para cabelos, entre os mais procurados está a cauterização que consiste em fixar as ceramidas, substâncias que são uma espécie de cimento que une as escamas formadoras da cutícula dos fios. O procedimento é simples, o cabelo é lavado com um shampoo de limpeza profunda que abre as cutículas dos fios.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Como pintar os cabelos
Nem todas as mulheres podem ir até um salão de beleza pintar os cabelos, algumas por achar que realmente podem pintar em casa e outras porque acaba não sobrando dinheiro para frequentar salão de beleza. Para as mulheres que são adeptas a pintar em casa, existem diversas dicas que podem fazer diferença no resultado final. Quando as mulheres resolvem pintar em casa e sozinhas os cabelos sem alguém que entenda, na maioria das vezes os fios tingidos ficam com algumas partes do cabelo manchado e com as pontas secas, uma dica muito interessante para isso não acontecer novamente é aplicar a tintura com os cabelos sujos e oleosos, pois a oleosidade dos fios vai ajudar a não deixar os fios queimados e muito judiados. Na hora de aplicar a tintura é interessante manter a raiz seca e o restante do cabelo úmido, dessa forma a tintura vai pegar de modo uniforme. Quando as pontas estão úmidas e recebem a tintura, a umidade não vai permitir que a química da tintura pegue com força nessa parte e impede que as pontas sejam danificadas.
Veja como é simples pintar o cabelo em casa sem danificar ou manchar os cabelos:
Para começar separe os materiais que você vai precisar: a tinta de cabelo de sua preferência, uma toalha, pincel, piranhas para prender as mechas e capa para proteger a roupa.
O cabelo deve estar sujo e sem nenhum produto químico, porque a gordura do cabelo vai proteger o couro cabeludo da química, o ideal é lavar os cabelos com shampoo só no segundo dia depois de aplicada a tintura para que a cor se se fixe nos fios. Quando mais o cabelo é lavado mais a cor desbota. Em um recipiente misture a tinta e a água oxigenada com o auxílio de um pincel. Escove e desembarace o cabelo, passe creme na testa, nas orelhas e nuca para que não fique manchada. Com o cabelo desembaraçado separe mechas largas e prenda com presilhas. Coloque as luvas e a capa e em seguida comece a aplicar a tintura. Após aplicar e espalhar a tinta mecha por mecha, massageie o cabelo e depois passe um pente para certificar que a tinta se espalhou por todo o cabelo. Não prenda o cabelo em coques para evitar as manchas. É ideal usar uma sacola de mercado, como se você fosse ensacar o cabelo e deixe o produto agir o tempo indicado na embalagem. Assim que atingir o tempo necessário retire a tintura com água, mas sem shampoo, aplique creme e deixe agir por alguns minutos e depois enxágüe. Após dois dias lave o cabelo com shampoo.
domingo, 8 de abril de 2012
Cabelos lisos dicas
Não é fácil manter o cabelo sempre lindo e saudável, para isso é preciso alguns cuidados. O cabelo liso é o tipo mais fácil de cuidar, não precisa de escovas e chapinhas por isso não exige hidratação semanalmente e nem tratar os fios quimicamente.
Veja algumas dicas que vão auxiliar você a manter sempre os cabelos bem sedosos e bonitos.
Qualquer tipo de cabelo necessita de condicionador, e claro que os fios lisos e os oleosos também. No cabelo liso o condicionador fecha as mechas do cabelo que o xampu abriu. E lembre-se que é importante sempre usar o xampu e condicionar indicado para o seu tipo de cabelo.
Para desembaraçar os fios lisos é ideal que o cabelo seja repartido em mechas, e assim ir desembaraçando mexa por mexa. Sempre comece desembaraçando do meio do cabelo até as pontas, só depois comece da raiz até as pontas.
Não tente desembaraçar os fios debaixo do chuveiro porque o cabelo estando molhando ele permanece mais frágil.
Quem não gosta do volume dos fios lisos, uma dica interessante é prender os cabelos úmidos em uma touca caseira de meia de nylon. Passar silicone nas pontas ajuda a amenizar o volume. Para quem prefere o cabelo liso mais volumoso, a dica é usar henna neutra.
Para escovar os cabelos lisos são ideais as escovas com cerdas mais juntas.
Quando precisar fazer uma escova nos cabelos, faça com os fios úmidos e nunca molhados porque o resultado fica melhor.
Para os fios lisos é ideal cortar sempre de trinta em trinta dias, pois os cabelos crescem aproximadamente cerca de um centímetro por mês. Para quem quer deixar o cabelo crescer, mas quer que ele cresça saudável é indicado cortar de três em três meses.
Após terminar a chapinha é interessante jogar um jato de ar frio nos cabelos para retirar os fios arrepiados e a eletricidade dos fios.
Para a chapinha não deixar as pontas do cabelo espetadas, quando for alisar as mechas vire o aparelho para dentro ou para fora (dependendo do gosto de cada uma) antes de chegar perto do fim do fio.
Para a escova e a chapinha durar mais tempo enrole a toalha antes na cabeça antes do banho e faça touca térmica antes de dormir e do banho.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Cuidados com os cabelos
Algumas mulheres foram sortudas e nasceram com os cabelos naturalmente bonitos, e não precisam de muitos cuidados, apenas os básicos, já outras mulheres não tiveram tanta sorte e precisam de muitos cuidados para manter os fios no lugar. Todo o cabelo, tirando a genética de lado, é fruto da sua saúde boa alimentação. Para o cabelo ser saudável o cuidado deve começar na alimentação. Alguns alimentos possuem nutrientes que são essenciais para a nutrição dos fios. Tenha uma alimentação saudável se quer ter um cabelo bonito e saudável. Conheça algumas dicas para deixar seus cabelos brilhantes e fortes.
- Corte os cabelos pelo menos de dois em dois meses, esse processo retira as pontas duplas, quebras, e permite suavidade, dá um corte e caimento melhor ao cabelo. O cabelo que é cortado periodicamente passa a sensação de que é bem tratado. Quando as mulheres passam muito tempo sem cortar os cabelos eles transmitem um ar de mal cuidados e espigados.
- Quando falta algum nutriente em sua alimentação, essa falta começa refletir em sues cabelos. Coma muitos legumes, cereais, verduras e frutas. Quem não se alimenta direito deixa a desejar nos cabelos e acaba gerando problemas com queda, enfraquecimento da raiz e crescimento. Muitas mulheres reclamam que os cabelos demoram a crescer, mas isso se remete a má alimentação.
- Hidrate seus cabelos de tempo em tempo, para que ele se mantenha brilhoso e bonito, mesmo que você não tenha produtos químicos como tintas, reflexos e alisamentos.
- Use xampu e condicionador com protetor solar, para proteger os fios das radiações solares que venham a causar danos.
- Não use escovas redondas e pentes de plásticos para pentear os cabelos, use pentes de madeira e com dentes largos, para evitar a quebra dos fios.
- Evite secar o cabelo com secador e em seguida passar a chapinha. Esse processo gera pontas duplas e ressecamento dos fios. Escolha um corte que permita você usar os cabelos naturais.
- Estejam sempre mudando de xampu e condicionador, com um determinado tempo de uso os fios acabam se acostumando com o produto e tornam os cabelos cada vez mais opacos.
- Use o xampu para o seu tipo de cabelo. Se você tem cabelos lisos não há porque usar xampu para cabelos cacheados.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Saiba como fazer para manter as unhas saudáveis
Muitas mulheres têm uma cerda dificuldade em manter suas unhas bonitas e saudáveis. Para isso, é bem simples, basta seguir alguns cuidados básicos. Veja alguns dos principais cuidados que vão lhe ajudar a ficar com as unhas bonitas e saudáveis:
- Não deixe as unhas pintadas por mais de cinco dias, isso a principio pode acabar enfraquecendo-as, além do mais não é assim tão fácil manter por cinco dias o esmalte sem nenhuma descascadinha. Quando ele começa a descascar é a hora para retirá-lo e aproveite neste momento para dar uma hidratada na área. Ao contrario do que todo mundo pensa, as unhas não devem estar sempre pintadas, bem feitas sim, mas não pintadas, pois é necessário pelo menos um intervalo de uma semana, pois as unhas precisam respirar. E antes de passar o esmalte, passe uma base fortalecedora;
- Não use acetona enlouquecidamente, acetona e este tipo de produto que só se deve ser usado uma vez por semana, além do mais, este tipo de produtos tornam as unhas quebradiças e muito frágeis. É recomendado que se use um removedor de esmaltes, ele normalmente é mais suave que a acetona, assim ressecando menos as unhas;
- Para limpeza das unhas, na parte de baixo em especial, use uma escovinha de cerdas macias. Para facilitar sua vida e deixar bem limpinho, antes disso deixe as unhas banhadas em água morna, facilita muito a limpeza;
- Quanto à cutícula, retire sempre somente o necessário, ou seja, somente o excesso de cutícula. A cutícula é responsável por criar uma barreira protetora acima da unha para prevenir a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme especifico para amolecer as cutículas e posteriormente empurre-as. Com sua própria espátula, retire somente o excesso de pele e o que sobrar retire com um alicate, mas não tire demais para não machucar a região;
- Ao lixar as unhas, tenha cuidado. As unhas dos pés devem ser lixadas em formato quadrado para que assim seja evitado encravar a unha. Nas mãos há mais liberdade, é valido o formato mais redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que pode acabar fazendo com que ela fique mais quebradiça. O formato ovalado é ideal para unhas frágeis. O modo quadrado exige movimento firmes e retos da lixa;
- Cuide com instrumento e produtos, principalmente em manicures, todas as ferramentas devem estar limpas e de preferência desinfetadas.
- Para o esmalte durar mais tempo basta passar a ponta do dedo na parte lixada da unha logo depois que ela for limpa, isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o que é o causador das pontas das unhas em muitos casos começarem a descascar rápido demais. Para evitar bolhas, faça as unhas em local arejado e de temperatura agradável. Evite sol ou vendo em demasia.
Assinar:
Postagens (Atom)